Dois trabalhos locais vão integrar as exibições nacionais. Ao todo, 27 vão circular pelo estado em sete cidades a partir de novembro.
Foto 2 - "Eu Nunca Contei a Ninguém"/Divulgação
A Mostra Sesc de Cinema, projeto nacional de estímulo à produção audiovisual e formação de público, anunciou a relação de longas e curtas selecionados para a compor a programação desta sétima edição. De Pernambuco, foram 27 produções eleitas, e duas delas vão integrar a grade nacional de exibição.
O processo de submissão, curadoria e seleção foi realizado no mês de julho. Com o anúncio das produções selecionadas, as unidades do Sesc se preparam para iniciar as exibições estaduais. A circulação em Pernambuco terá início no Centro Cultural Sesc Garanhuns, de 12 a 16 de novembro. Ainda neste ano, haverá programação em Casa Amarela e Piedade, no Grande Recife, Petrolina, Triunfo e Arcoverde, no sertão, e em Caruaru, no agreste.
Em Pernambuco, foram mais de 89 inscrições de filmes para a Mostra. As produções selecionadas vieram de municípios diversos, como Condado, Caruaru, Garanhuns, Carpina, Olinda, Recife, Águas Belas, Afogados da Ingazeira, Bezerros, Arcoverde e Goiana. Dos 27 eleitos, quatro receberam destaque.
“Tijolo por tijolo”, de Victoria Álvares e Quentin Delaroche, levará para o Panorama Nacional a história de um casal residente do Ibura que luta pela sobrevivência e busca de renda durante a pandemia. “Eu nunca contei a ninguém”, de Douglas Duan, vai compor o Panorama Infantojuvenil e falar sobre a relação entre neto e avô, segredos escondidos por adultos e a presença da morte.
Do Panorama Estadual, o destaque foi “Hoje eu só volto amanhã”, de Diego Lacerda, que traz, a partir de uma personagem, as visões e vivências do Carnaval de Olinda. Ainda no recorte pernambucano, a menção honrosa foi para “Emocionado”, de Pedro Melo, uma comédia que fala da relação e frustração amorosa da juventude.
“Assim como nos outros anos, a Mostra Sesc de Cinema tem esse lugar de reunir narrativas diversas e revelar novos olhares fílmicos, com exibições gratuitas que percorrem nas unidades Sesc de várias cidades, do sertão ao litoral.
Ao circularmos os filmes do Panorama Estadual, o espectador tem a oportunidade de se deparar com o pensamento audiovisual pernambucano contemporâneo e refletir junto.
Esse encontro é a grande marca da Mostra que, neste ano, reforça seu compromisso oferecendo, na programação, um recorte curatorial marcado por debates da esfera subjetiva, inquietações urbanas, questões sociais e ambientais, valorização de nossos mestres e nossas mestras, debate ético e experimentações estéticas” diz Gabi Saegesser, coordenadora da etapa estadual da sétima edição da Mostra.
0 Comentários