A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Garanhuns (Compdec) divulgou na tarde desta terça-feira (31), recomendações para a segurança da população em caso de intensificação das chuvas, já registradas desde o início desta tarde. A previsão do tempo e as imagens de satélite mostram que a região Nordeste, incluindo partes do Agreste pernambucano, está sob a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis — fenômeno meteorológico que causa chuvas fortes durante o verão, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
O Alerta Amarelo mostra que há variação de intensidade da chuva de fraca à forte. De acordo com a Defesa Civil, há registro de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos, de 40 a60 km/h. Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e de descargas elétricas.
Entre as recomendações do órgão estão, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se ainda evitar usar aparelhos eletrônicos ligados em energia e em caso de aparecimento de rachaduras em paredes, piso e barreiras, sair do imóvel e ir para local seguro.
Em casos mais urgentes, a população é orientada a acionar o Corpo de Bombeiros, pelo contato de emergência 193. A Defesa Civil de Garanhuns segue no monitoramento das chuvas.
0 Comentários