Uma operação com foco na fiscalização de ambulâncias foi realizada na quinta-feira (10) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nas rodovias que cortam Pernambuco. A iniciativa intitulada Asclépio, em alusão ao Deus da medicina, teve como objetivo coibir irregularidades e evitar acidentes causados pela má conservação dos veículos de emergência. A operação ocorreu em todo o país no Dia do Motorista de Ambulância.
Ao todo, foram fiscalizadas 48 ambulâncias em Pernambuco e emitidas 45 autuações por diversas irregularidades . Dentre as infrações, destacam-se a falta do curso para Condução de Veículo de Emergência (CVE), licenciamento atrasado, mau estado de conservação dos pneus, excesso de lotação e falta de equipamentos obrigatórios.
Durante as abordagens, deu-se prioridade à preservação da vida e saúde dos pacientes. Os veículos que transportavam enfermos e tinham condições de trafegar sem oferecer riscos, foram autuados e liberados para posterior regularização.
Além da questão veicular e documental, outras questões devem ser observadas no transporte de pacientes, como a falta de macas ou equipamentos de emergência, o não acompanhamento de um profissional de saúde e a falta de qualificação para prestar esse serviço.
0 Comentários