No dia 05 de junho é celebrado mundialmente o Dia do Meio Ambiente, e em alusão à data, o município de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), promove de 04 a 07 de junho, mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. A programação conta com diversas ações que têm o intuito de sensibilizar população, órgãos públicos, entidades, coletivos não formais e empresas, sobre a importância de preservar os recursos naturais.
Na próxima terça-feira (04), as atividades terão início com uma palestra sobre gerenciamento de resíduos sólidos, voltada para representantes de empresas e indústrias locais. O momento será realizado na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a partir das 9h. Entre os temas abordados estão o Licenciamento Ambiental Municipal, gestão de resíduos sólidos de empresas e indústrias, e a apresentação do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos.
Na quarta (05), a partir das 09h, o Parque Euclides Dourado receberá uma ação de educação ambiental, voltada para comunidade escolar e visitadores do espaço. Serão promovidos jogos interativos com temáticas ambientais, distribuição de cartilhas ambientais instrucionais, além do plantio de mudas arbóreas. Já na quinta-feira (06), às 09h, haverá uma exibição do documentário “A Lei da Água (Novo Código Florestal)”, do diretor André D’Elia. A ação será realizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, para alunos da 8° e 9° ano da Escola Municipal Professora Gabriela Mistral.
Encerrando a programação da Semana do Meio Ambiente, na sexta (07), às 09h, acontece uma oficina de reutilização ecológica de águas servidas. O momento acontece na comunidade Liberdade, em conjunto com a Associação G20. A iniciativa vai mostrar de forma prática e dinâmica a montagem do sistema voltado para água da pia. Também serão distribuídas cartilhas instrutivas “Reutilização Ecológica de Águas Cinzas” e de mudas de helicônia.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Gerson Filho, destacou a importância de se dar continuidade às ações ambientais desenvolvidas ao longo do período. “As ações da Semana do Meio Ambiente são fundamentais para que se crie uma consciência acerca da preservação dos recursos naturais, o que contribui para o combate à poluição do ar e também inclui outras medidas de sustentabilidade para as próximas gerações”, pontuou o titular da pasta.
*Dia Mundial do Meio Ambiente —* Este ano, a ONU Meio Ambiente anunciou que a China sediará as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, com o tema “poluição do ar”. De acordo com a organização, aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar. A data vai incentivar governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.
Com informações da SDRMA
0 Comentários